segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Municípios podem solicitar veículos e ambulâncias ao ministério da Saúde


Presidente da Famurs solicita agilidade na liberação de recursos para aquisição de ambulâncias e vans
met
O presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, durante encontro com ministro da Saúde, Ricardo Barros, solicitou agilidade na liberação de recursos para aquisição de ambulâncias e vans, que devem ser prioritárias para os municípios de pequeno porte. Esses veículos deverão ser usados no transporte de pacientes que necessitam de locomoção para os serviços de saúde, e também entre municípios e serviços de referência em outras cidades. Essa ação facilita o acesso a consultas, exames e internação para cirurgias eletivas, beneficiando diretamente milhões de pessoas em todo o país.
Os municípios interessados na aquisição desses veículos deverão seguir a portaria 2214/2017 do ministério da Saúde. Os municípios que tiverem até 20 mil habitantes poderão receber uma ambulância; os que tiverem de 21 mil a 50 mil, até duas; os que tiverem de 51 mil a 100 mil, até três, e os municípios que tiverem mais de 100 mil habitantes poderão receber até quatro ambulâncias. Vale ressaltar que a compra dos veículos será feita pelo ministério da Saúde, de forma centralizada, e a distribuição aos municípios se dará de acordo com critérios a serem estabelecidos.
A área técnica de Saúde da Famurs informa que para solicitar os veículos, os municípios devem encaminhar oficio ao ministério da Saúde descrevendo a situação que justifique a necessidade, não esquecendo de mencionar o número da portaria. Segundo o presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, “é necessário atenção dos gestores municipais na solicitação desses veículos, pois eles requerem contrapartida municipal na contratação de pessoal”.

Saiba maisO Ministério da Saúde liberou R$ 520 milhões para aquisição de 6,5 mil ambulâncias brancas usadas no transporte sanitário. Portaria publicada nesta semana regulamenta o investimento para aquisição desses veículos utilizando recursos programáticos da pasta, o que facilita o acesso da gestão local à ampliação desses serviços, de forma menos burocrática e mais ágil, tendo em vista que até então esse tipo de ambulância só poderia ser adquirida por meio de emendas parlamentares.

Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário