sábado, 9 de dezembro de 2017

Horto Florestal da Creluz completa dez anos

Há cerca de onze anos a Cooperativa adquiria a área para a implantação do projeto
Na última semana uma visita da Escolinha de Futebol de Pinhal marcou os 10 anos de produção e distribuição de mudas de árvores nativas através do Horto Florestal do Grupo Creluz.
Há onze anos a Cooperativa deu início ao projeto adquirindo a área de 22 hectares localizada na Linha Tres, interior de Pinhal. A partir de então iniciou uma grande caminhada construindo um dos maiores complexos sustentáveis da região e do Estado.
Em 2013 oHorto passou por um processo completo de reforma e ampliação, se reestruturando e passando a ter capacidade para produzir cerca de 400 mil mudas ao ano, com o objetivo de atender a demanda da área de atuação do Grupo Creluz, nos 36 municípios.
Na atualidade, são produzidas mudas de cerca de 40 espécies nativas que são doadas para associados, entidades, empresas, associações, escolas e universidades, para ações de sustentabilidade e trabalhos de compensação e recuperação de áreas degradadas.
Entre as espécies produzidas está a erva-mate, que além de fazer a sua função ambiental também gera renda para as famílias. A produção de mudas se estende durante todo o ano, diferente dos viveiros comercias.
A partir de 2013, o complexo também se tornou um ponto turístico com intensa visitação das escolas, universidades e entidades. O processo de produção das mudas é totalmente ecológico e sustentável com o uso da água da chuva e dos rejeitos orgânicos recolhidos nos canais das usinas hidrelétricas do Grupo Creluz.
“Fazer este trabalho exige muita dedicação e comprometimento com o meio ambiente e a sustentabilidade, com o propósito de ajudar a transformar a realidade tentando deixar um planeta melhor para as futuras gerações”, resume Elemar Battisti, presidente do Grupo Creluz.
A sustentabilidade também é marca na geração de energia onde a Cooperativa aposta em complexos de baixo impacto ambiental e nas energias renováveis o que a levou a conquista de premiação internacional em 2010.

Edevaldo Stacke/Ascom Creluz


Nenhum comentário:

Postar um comentário